sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bando Anunciador

Pelo 4º ano consecutivo, a comunidade e a Universidade Estadual de Feira de Santana levaram às ruas pessoas de diversas origens para reviver uma das maiores manifestações populares do município: o Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana.

Mascarados, blocos de sujos e cabeçorras foram alguns dos artefatos utilizados como trajes por centenas foliões que praticamente amanheceram o domingo (11) no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), concentração da festa, para percorrer ruas centrais de Feira de Santana.

Festa popular extinta nos anos 1980, a chamada parte profana das homenagens a Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana, encontrava-se reprimida, mas latente no sentimento das pessoas que viveram a antiga manifestação. Com o Projeto Bando Anunciador, a Uefs, em 2007, deu a largada para o resgate da tradição.

“Agora, a sobrevivência da tradição está nas mãos do povo”, afirmou o reitor José Carlos Barreto, acrescentando que, pelo que tem demonstrado os participantes nestes três anos, o retorno da festa está praticamente consolidado.

A iniciativa da Uefs, neste sentido, não está restrita à manifestação de rua. O Bando Anunciador vem sendo tema de debates com a participação popular, ganhando um significado mais amplo para discussão sobre a cidade, seus valores e identidade cultural.

O Bando Anunciador da Festa de Santana, neste domingo, percorreu a Rua Conselheiro Franco, passando pela Igreja dos Remédios, Praça Fróes da Mota, retornando pela Rua Conselheiro Franco, Praça da Bandeira, Rua Marechal Deodoro, Beco do Mocó, Praça da Matriz, encerrando o cortejo no Cuca.

Foto: Renato Lima

Foto: Renato Lima

Foto: Renato Lima

Foto: Renato Lima

Foto: Renato Lima

Foto: Renato Lima

Foto: Renato Lima

Foto: Renato Lima

Foto: Renato Lima

Foto: Renato Lima


Informações da Ascom/Uefs

Nenhum comentário:

Postar um comentário