quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fotografia Externa Infantil – Parte 2

Uma vez estabelecidos os parâmetros básicos para que uma sessão de fotos corra da melhor maneira possível, é necessário se concentrar no que temos controle efetivo: roupas, acessórios, brinquedos.

Antes de continuar com a leitura é recomendado que leia a parte 1 do artigo Fotografia Externa Infantil.

Uma das perguntas mais frequentes é justamente como vestir a criança para o grande dia. Apesar de parecer óbvio, é sempre bom lembrar de que antes de tudo a criança precisa estar confortável. Logo, talvez aquele vestido lindo e engomado feito para a noite de natal não seja a melhor opção para brincar no parque; assim como camiseta e chinelos não ficam bem para uma foto de gerações, por mais confortáveis que sejam!

O ideal é sempre perguntar antecipadamente aos pais o tipo de registro desejado, e a partir daí bolar em conjunto um plano que funcione para todas as partes. É sempre interessante alertar aos pais que caso também pretendam ser fotografados (e isto é uma questão pessoal, pois alguns querem e outros não), precisam estar vestidos de maneira harmônica, não só com a criança mas também entre si. Tente sempre explicar a verdade sobre determinadas escolhas: é algo bastante limitante fotos feitas quando alguém está usando a camiseta de seu time do coração, seu personagem favorito, frases, entre tantas outras coisas. Tente sempre explicar a seu cliente que a foto deve ser atemporal, e que a ideia principal é que ele olhe aquele álbum daqui há 10 anos e veja apenas os momentos retratados e não a moda da época.

Fotografia Externa Infantil1 O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil – Parte 2

O que sugerir então? Nada muito radical, na minha opinião. Jeans e camisetas sempre funcionam, mas isto é muito relativo de família para família. Como aqui em nossa empresa trabalhamos com a vibração das cores, em nossas sessões sempre sugerimos o mais colorido possível (sem virar um circo). Alguns cuidados a tomar são determinadas cores para determinados lugares: parques costumam ser cercados de verde, então talvez seja melhor evitar roupas nestes tons para que a criança possa se destacar. Roxo, laranja, vermelho, amarelo, azul, são cores comuns nos guarda roupas dos pequenos e que são capazes de transformar toda a vitalidade da imagem.

Fotografia Infantil O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil – Parte 2

É interessante ter em mente que crianças são crianças! Cores muito escuras acabam destoando do tom descontraído de uma brincadeira infantil, assim como roupas brilhosas ou imitando as de adulto. Tente manter a simplicidade da infância sempre.

Quando o bebê é muito pequeno pode se tornar um desafio vesti-lo, e talvez seja melhor nem fazê-lo. Recém-nascidos ficam especialmente delicados aos serem fotografados sem roupa, guardando ainda todo o jeitinho de quem acabou de vir ao mundo. Pequenos acessórios podem dar vida às imagens, como toucas, chapéus, laços, cobertores.

Fotografia de Bebe 619x412 O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil – Parte 2

Muitos pais acabam pensando tanto nas roupas a serem trocadas, que se esquecem que nada correrá bem se a criança não tiver o que fazer. Não deixe de pedir para que eles levem aqueles brinquedos especiais, mesmo que eles não sejam dos mais bonitos. Caso os pais não os queiram na foto, basta não enquadrá-los, porém um objeto querido pela criança pode trazer segurança e facilitar brincadeiras e sorrisos.

Fotografia Externa de Criança O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil – Parte 2

Dependendo do local e horário da sua sessão de fotos, é indispensável que os pais sejam lembrados de levar água e petiscos para os pequeninos. Uma criança com fome ou sede, jamais estará de bom humor (e quem ficaria?), e nem todos os lugares possuem facilidades do tipo para serem compradas.

Tendo todos estes pontos em mente, é preciso lembrar-se sempre de que nem toda criança esbanja sorrisos. E cabe ao fotógrafo perguntar aos pais sobre a personalidade daquele pequeno ser em frente às suas lentes. Algumas crianças demoram algum tempo para se soltar, e depois distribuem sorrisos a torto e a direito. Outras simplesmente são mais sérias, e só sorriem esporadicamente. Não há motivos para desespero: nem só em sorrisos mora a beleza da fotografia. Os pais desta criança certamente sabem da personalidade do filho, e não exigirão algo que ele não está acostumado a realizar normalmente.

Fotografia de Criança O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil – Parte 2

Porém se um pai lhe disser que seu bebê é normalmente muito sorridente e simpático, e no dia das fotos a criança por-se a chorar copiosamente, recusar-se a sair do lugar, a mostrar o rosto, esteja doente ou simplesmente estiver agindo de maneira diferente do seu normal mesmo passado o tempo de ambientação, talvez seja melhor reconsiderar a data e remarcar. Todos nós acordamos de mau humor ou indispostos de vez em quando, e as crianças também têm seus dias ruins. Por mais trabalhoso e frustrante que possa parecer ter que sair de casa até uma locação, arrumar todo o equipamento, organizar horários para chegar no local e ter que voltar sem ter feito nada, ainda assim é melhor do que entregar um trabalho onde nem você e nem os pais ficarão satisfeitos.

Uma das coisas mais legais em se fazer uma sessão externa é o poder de individualidade que ela pode oferecer. Algo que fazemos aqui em nossa empresa e recomendo a todos os que seguem a mesma linha de trabalho, é conversar anteriormente com os pais e descobrir características chave do comportamento da criança.

Afinal, o que esta criança gosta de fazer? Pensando em todos os aspectos que os pais possam lhe fornecer, você será capaz de escolher não só as melhores locações como os melhores acessórios a serem levados. Não é necessário ter uma infinidade de produções a sua disposição, nem zilhares de peças diferentes para carregar em cada sessão. A simplicidade faz uma grande diferença no resultado final da sua fotografia. Invariavelmente repetimos locações, roupas, acessórios, e é necessário que cada imagem seja única e não apenas outra criança fotografada no mesmo lugar.

Fotografia de Criança com um Cavalo O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil – Parte 2

Muitos possuem animais de estimação que, assim como para nós, são membros da família. Convide-os a participar das fotos, ou ao menos comunique que eles são bem vindos. Porém só o faça se você realmente se sentir bem em torno de animais, do contrário o trabalho se tornará um martírio ao invés de um prazer. Caso esta não seja a sua praia e a família queira levá-los, deixe claro seus sentimentos a respeito dos animais, e diga como prefere trabalhar.

Fotografia de Criança com Animal O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil – Parte 2

Fotografias de família podem acabar se tornando algo robótico caso sejam sempre tiradas naquele clássico modelo um-ao-lado-do-outro. A maioria das famílias, porém, irão lhe pedir uma foto dessas para poder guardar e olhar conforme os anos passem. Não é por isso que você não poderá inventar outros tipos de poses ou formações, para que aquela família tenha sua foto única.

Fotografia Infantil Divertida O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil – Parte 2

A grande maioria das pessoas saem para uma sessão sem qualquer expectativa, a não ser que as fotos fiquem deslumbrantes. No entanto, não chegaram a escolher nenhuma ideia a ser colocada em prática, e em grande parte das vezes irão lhe perguntar: ‘e agora, o que devemos fazer?’. Procure sair de casa com algumas ideias em mente, saiba de antemão as possibilidades que a locação escolhida oferece, carregue consigo coisas que possam ajudar: bolhas de sabão, balões de gás, bola.

Fotografia Infantil Boked O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil – Parte 2

Um fotógrafo infantil precisa sempre ter em mente que crianças são imprevisíveis, e nem sempre as coisas saem conforme o planejado. Porém, muitas vezes o não-planejado nos traz belas surpresas e imagens encantadoras. Cada ser humano, seja ele grande ou pequeno, é único e deve ser retratado como tal.

Sigam-me no Twitter @DoceDeleiteFoto e no Facebook www.facebook.com/docedeleite

Fotografia Externa Infantil – Parte 1

Olá, meu nome é Marcia Fernandes, tenho 28 anos e junto com meu marido, Eduardo Fernandes, há 2 anos possuímos uma empresa de fotografia no Rio de Janeiro capital chamada Doce Deleite Fotografia.

Há não muito tempo atrás o grande hit do momento era ter fotos de seus filhos feitas em estúdio. Não era tão comum sair com os pimpolhos para locais abertos e fazer sessões fotográficas profissionais, especialmente os mais pequeninos.

Fotografia Externa Infantil O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil   Parte 1

A grande beleza da Fotografia Externa Infantil é justamente a realidade da imagem: ao invés de uma floresta desenhada ao fundo, a criança está realmente envolta de árvores, pássaros, e uma infinidade de novas experiências e sensações! Não é raro captarmos a primeira vez em que as crianças pisam na terra, pegam na grama, e se deliciam ao notar este mundo completamente diferente do urbano do dia a dia da cidade.

As vezes é necessário sentar-se e explicar aos pais, especialmente os de primeira viagem, que as locações escolhidas são calmas, limpas e principalmente seguras. Que o gramado não faz mal a ninguém e que correr descalço é uma delícia. Vale a pena ter um pouco de paciência e dedicar alguma atenção às preocupações que possam existir, pois afinal eles estão lhe confiando seu bem mais precioso, e só o imaginar de algo dando errado faz qualquer pai tremer. A confiança é tudo para o andar tranquilo de uma sessão de fotos onde se pode deixar a criatividade rolar solta.

Fotografia Infantil O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil   Parte 1

A escolha das locações deve realmente ser tudo isso. Procure escolher locais que não fiquem muito cheios, pois pode se tornar uma tarefa difícil eliminar pessoas ao fundo, especialmente aquelas com camisetas coloridas. Locais mais vazios também proporcionam uma ambientação mais rápida e tranquila para os pequeninos, que podem ficar assustados ao sair de seu ambiente cotidiano. Além, é claro, de lhe dar oportunidades infinitas para criar sem se preocupar com as outras pessoas.

Fotografia de Criança1 O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil   Parte 1

Crianças são seres extremamente espertos, e adoram contrariar aos pais. Quando lhe telefonam e dizem que o filho é a criança mais sorridente que conhecem, é provável que ao chegar ao local das fotos ele esteja sério e nada disposto a distribuir sorrisos. Não é necessário se descabelar, pois assim são as crianças. Nada de imitar personagens, contar mentiras (‘vai sair um passarinho daqui da lente’), falar com vozinha de bebê, ou coisas do gênero. Como citei antes, elas são espertas e certamente a última coisa que querem ver (e todo o resto do planeta também) é um adulto fazendo papel de bobo.

Ganhar a atenção de uma criança é simples: convide-a a fazer algo que atraia a sua própria atenção. Dar comida aos peixes, recolher flores, observar os pássaros e suas variadas cores, são atividades simples e que geram interesse, porém acima de tudo o que mais tenho respostas positivas é quando faço a simples pergunta: ‘o que você gostaria de fazer?’. Deixe a criança ditar o ritmo, pois a intenção é registrar as coisas que fazem aquele pequenino ser humano, único!

Muitos pais são extra receosos quando se trata de bebês de menos de 3 meses de idade, e talvez seja impossível convencer alguns de que a natureza da cidade grande é inofensiva. Para estes, o melhor é aceitar a limitação de cada um e propor outras alternativas, como o próprio quarto do bebê, a área externa da casa, e locais onde todos possam ficar a vontade e curtir.

Fotografia de bebês O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil   Parte 1

De toda forma, há sempre os super dispostos a tudo, aqueles que sempre vão aceitar sugestões e permitir que seu bebê seja fotografado de maneira criativa. Nestes casos, vale sempre a lei do bom senso: criatividade tem limites. E esses limites chegam quando esbarram na segurança dos pequenos seres que você está fotografando. Sempre que for tentar algo completamente novo e radical, tenha certeza de ter testado em casa diversas vezes, assim como levar junto todo o material de segurança e pessoal extra se necessário.

Fico especialmente preocupada com bebês elevados, onde quer que seja. Quem já teve um bebê sabe que eles rolam e se viram num piscar de olhos, e mesmo que nunca tenham feito isso antes é possível que eles escolham justamente esse momento para começar. Por isso é indispensável a preparação do ambiente antes da foto, posicionar todos os ajudantes e assegurar aos pais de que tudo está bem. E isto precisa realmente ser verdade.

Fotografia de bebê O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil   Parte 1

O horário escolhido vai ditar o resultado final do seu trabalho. Os melhores horários são sempre aqueles de sol fraco, como o começo da manhã ou o final da tarde. Nem sempre é fácil explicar isso aos pais, porém um calor de matar vai fazer todos ficarem suados e irritados. Converse sobre os horários da criança, se ele costuma acordar cedo ou tirar cochilos a tarde, e resolva sobre o melhor lugar.

É comum os pais quererem trocar 20 vezes a roupa da criança, o que invariavelmente gera desconforto em todas elas. Sugira que levem todas as peças que desejem, mas que só as troque se a criança não se chatear. Em nossas sessões, são trocadas em geral 1 ou 2 roupas apenas, para não estragar a brincadeira!

Irmãos costumam ter interesses diferentes, e frequentemente são forçados a sorrirem ou se abraçarem para a foto. O resultado, claro, nunca é bom neste tipo de situação, porém a mãe se vê sem saída. Procure levar irmãos para locais onde seja mais interessante brincarem juntos do que separados: um parque sem parquinhos enormes, uma praça pequena, um local sem outras crianças, um brinquedo agregador (bola, gangorra, peteca, etc). Sem a obrigação de interagir com o irmão, eles o fazem com muita alegria!

Retrato de bebês 619x412 O Mundo Lá de Fora – Fotografia Externa Infantil   Parte 1

Muitos fotógrafos de eventos costumam ficar um pouco perdidos em sessões externas por não terem um roteiro a seguir, como nas festas de aniversário, e acabam utilizando mal o tempo. Deixe a criança ditar o ritmo, algumas correm o tempo todo, outras sentam e ali ficam até o final, cabe ao fotógrafo retratar o mágico de cada momento, que com estes pequenos seres acontece a cada piscar de olhos.

No próximo artigo vou falar sobre a escolha das roupas, dos acessórios a levar, como orientar os pais a tornar o dia das fotos o mais agradável possível, técnicas e equipamentos. Não perca!

PRODUTOS QUE EU RECOMENDO

  • A Arte de Fotografar Crianças (DVD) - Fotografar o nascimento, o primeiro ano ou acompanhar o crescimento da criança é um mercado com grande potencial. Fernanda Sá ensina, quais os recursos técnicos, a linguagem para você adquirir um diferencial e os truques de direção para captar belas imagens de bebês e crianças.

Fotografia Social para Iniciantes – Parte 5

Hoje vou dar uma série de dicas para facilitar a vida do fotógrafo social em início de carreira e ensinar como se monta um orçamento simples. Farei ainda a conclusão da série.

Dicas gerais para facilitar a vida do fotógrafo social

Para facilitar a vida do fotógrafo iniciante, seguem uma série de pequenas dicas que auxiliarão tanto na prática durante a cobertura de eventos, como na busca por uma identidade fotográfica.

Abuse da luz ambiente

Se o local tiver boa iluminação, aproveite. Veja se o local oferece janelas ou portas por onde a luz pode entrar e utilize-as para criar efeitos diferenciados de iluminação.

Evite flash direto

Se o teto for baixo, é o melhor rebatedor que você vai encontrar durante sua carreira como fotógrafo social. Abuse das luzes rebatidas para criar uma iluminação mais suave. Quando não for possível rebater no teto, tente utilizar um difusor no próprio flash.

Verifique as imagens no LCD

Uma das grandes vantagens da tecnologia digital é permitir ao fotógrafo uma visualização imediata do resultado. Após cada clique, dê uma rápida espiada para ver se está tudo de acordo. Caso não esteja, corrija o que for necessário e repita a foto.

Leve um segundo fotógrafo

Cada profissional tem um olhar diferenciado, um estilo particular de ver as coisas pelo visor da câmera. Quando possível, leve um segundo profissional com você, e deixe ele fazer o mesmo trabalho, mas de ângulos diferentes. Você terá todas as cenas com inúmeras variações. Além disso é uma segurança: caso ocorra qualquer problema, pessoal ou com o equipamento, ele pode continuar o trabalho até você voltar à ativa.

Atualize-se

Para o fotógrafo em início de carreira no meio social a atualização é obrigatória. Saiba quais as tendências, o que os melhores do mercado estão fazendo, enquadramentos, iluminação, acessórios utilizados… A internet é um prato cheio, uma grande biblioteca de portfólios de fotografia social. Dedique um tempo à pesquisa.

Ofereça até o que não tem

Não, não é para enganar o cliente. Faça uma boa rede de relacionamentos com profissionais de outras áreas como cinegrafistas, editores de vídeo, laboratórios, encadernadoras, diagramadores e tantos mais forem necessários. Você não precisa fazer de tudo, apenas conhecer as pessoas certas para terceirizar os serviços.

Fotografia Social4 Fotografia Social para Iniciantes – Parte 5

Como montar um orçamento

Agora que você já tem um roteiro simples para guiá-lo, deve estar se perguntando: e quanto eu cobro por isso?

Existem várias formas de fazer um orçamento. Cada fotógrafo tem seu jeito, sua forma de calcular. O primeiro passo é saber os custos. Do combustível utilizado no deslocamento até o valor da edição final do álbum, incluindo todos os serviços terceirizados.

Outra fator importante é saber quanto os profissionais da sua região cobram, para você não ficar nem muito abaixo, nem muito acima destes valores. Para um cálculo simples, use uma fórmula simples: pegue o valor do custo e adicione uma porcentagem sobre ele. Por exemplo:

Custo: R$ 2500,00
Porcentagem:
60%
Valor final:
R$ 4000,00
Lucro:
R$ 1500,00

Esta é apenas uma sugestão de cálculo. Conheça antes o mercado da sua região para saber como utilizar os valores.

Na hora da negociação, evite baixar seus preços. Procure trabalhar com parcelamento. O lucro será o mesmo, mas para o cliente fica muito mais fácil fechar negócio.

Conclusão da série

A fotografia social não é um bixo de sete cabeças, mas requer cuidados. Este guia é apenas uma referência, um início para quem nunca fez este tipo de trabalho. Mas há muito a ser aprendido e explorado, e estudar é fundamental.

Amplie seus conhecimentos sobre iluminação, composição e direção de modelos. Pesquise e adquira equipamentos e acessórios para dar uma maior gama de possibilidades aos seus cliques. Com o tempo e a prática seu estilo pessoal vai aflorar e você será guiado por este estilo na compra de novos equipamentos, na escolha dos profissionais que trabalharão com você, e no controle de qualidade do resultado final.

Para acelerar seu aprendizado preste atenção em outros profissionais durante os eventos. Veja como eles fazem, de que ângulo, com que equipamentos, como iluminam… Tente entender o processo para poder reproduzi-lo posteriormente.

E o mais importante: cada cliente é único. Em breve você terá feito dezenas, centenas de eventos. Mas para o cliente é o primeiro e, se quiser fazer sucesso, trate-o como tal.


terça-feira, 24 de maio de 2011

Guia básico para preto e branco

Faça conversões perfeitas em poucos cliques





Um dos pontos fortes do Lightroom é a capacidade que ele dá ao fotógrafo de fazer as coisas rapidamente e com exatidão, com o mínimo de trabalho. Tradicionalmente, sobretudo no Photoshop, a criação de imagens de encher os olhos em preto e branco sempre foi um desafi o que exigia a ciência arcana do Channels Mixer. Mas no Lightroom 2, graças ao painel Grayscale na seção Develop, a conversão de imagens para preto e branco tornou-se simples, quase à prova de erros!

A ferramenta é usada para “mixar” suas obras-primas monocromáticas controlando o brilho relativo de gamas de cores específi cas dentro da própria imagem. Assim, com apenas alguns cliques, você pode escurecer céus em paisagens ou clarear tons de pele em retratos. Mesmo que haja uma área em uma imagem à qual você deseje dar mais impacto, mas não tem certeza da gama de cores na qual ela se enquadra, o Lightroom oferece uma ferramenta que ajusta automaticamente os controles deslizantes necessários.

E tem mais: os controles de cor do Adobe Camera Raw no Photoshop funcionam da mesma exata maneira.


1 Desenvolva

Abra a imagem e selecione Develop. Nos painéis à direita, expanda HSL/Color/Grayscale. Clique em Grayscale. O Lightroom aplicará os valores padrão de escala de cinza à imagem. Você pode reajustar o brilho das gamas de cor individuais, usando os controles deslizantes.

2 Selecione as gamas

Escolha um deslizante de uma gama de cor e arraste-o para a esquerda para escurecer os tons naquela gama, ou para a direita para clareá-los. Aqui, por exemplo, clareamos os vermelhos e verdes nas flores puxando os deslizantes Red e Green para a direita.

3 Arraste e ajuste

Clique no circulozinho no canto superior esquerdo do painel. Arraste o cursor sobre uma área da imagem para clarear ou escurecer aquela faixa de cor em particular. Clique e arraste dentro da imagem com a ferramenta, puxando para cima para clarear e para baixo para escurecer.



Tonalização

Para tonalizar suas imagens em preto e branco, não tem nenhum segredo! Expanda o painel Split Toning e aumente Saturation para Highlights e Shadows. Depois, escolha a cor da tonalidade para cada gama tonal usando os controles Hue. Você também pode clicar na amostra de cor ao lado de cada gama tonal e usar o seletor de cores para defi nir Hue e Saturation. Acerte o balanço entre os dois tons usando o Balance.

Postado por Redação Photoshop em 12/12/2010 às 10h 00min

sábado, 21 de maio de 2011

Fotografia Social para Iniciantes – Parte 4


No artigo anterior dei um passo a passo sobre a fotografia de aniversário. Agora, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre a cobertura de casamentos.

O casamento é a menina dos olhos dos fotógrafos sociais. É o

evento que requer mais atenção e dedicação para uma cobertura bem feita, e também é o mais lucrativo. Para traçar uma linha lógica e de fácil compreensão, tomaremos como base um casamento católico tradicional, com cerimônia em igreja e recepção em outro local.

O passo-a-passo a seguir é o exemplo de um roteiro bem simples, mas que não vai deixar nenhum momento importante sem registro.

ANTES DE SAIR PARA FOTOGRAFAR, LEMBRE-SE DE CONFERIR TODO
O EQUIPAMENTO, INCLUINDO A CARGA DE BATERIAS E PILHAS!

Cobertura de Casamentos

Decoração

A dica é a mesma do aniversário: explorar. A vantagem para o fotógrafo nes

sa hora é que a decoração de casamento normalmente é rica em elementos. Procure fazer um bom volume de imagens, variando composição, ângulos, cenas abertas e fechadas, contraluz, e não esqueça de visitar os dois ambientes, igreja e local de recepção.

Aproveite o momento para deixar seus cartões de visita sobre as mesas.

primeiros movimentos

Decoração devidamente fotografada é hora de começar o trabalho com pessoas. Neste ponto, o noivo já deve estar na porta da igreja, ansioso, aguardando a chegada de alguns convidados.

Faça o seguinte:

  • Fotos do noivo sozinho, corpo inteiro e meio-corpo.
  • Fotos do noivo com os pais, corpo inteiro e meio-corpo.
  • Se a arquitetura do local render boas imagens, aproveite para registrar alguns detalhes.
  • Fotos gerais da movimentação na porta da igreja, principalmente as reações do noivo.

Fique atento para qualquer comentário do cerimonial sobre alterações de última hora.

A entrada dos padrinhos e do noivo

A cerimônia vai começar oficialmente e os primeiros a entrar são os padrinhos. Normalmente a entrada é coordenada pelo cerimonial. Peça para que a entrada seja lenta, com espaço entre os casais. Isso facilita muito na hora de registrar todos.

Aqui, faça:

  • Fotos de cada casal, corpo inteiro e meio-corpo.

Se houver tempo, procure explorar ângulos em que apareçam os bancos da igreja com os padrinhos do noivo e da noiva.Em seguida, entrarão na igreja o pai do noivo e a mãe da noiva. Faça:

  • Foto do casal, corpo inteiro e meio-corpo.

Atrás deles, entra o noivo com a mãe. Repita o processo. Aproveite também para registrar as expressões do noivo. Tente captar o nervosismo e a ansiedade.

A entrada da noiva

Com todos em seus lugares, a porta da igreja é fechada. A partir de agora, resta esperar a entrada da noiva, o primeiro grande momento do casamento. Revise o equipamento, veja se está tudo em ordem, se não precisa trocar de cartão de memória ou a pilha do flash. Vá para a rua. Faça algumas fotos da noiva ainda no carro, a saída do carro, e os últimos acertos do vestido no lado de fora da igreja. Peça alguns minutos para poder retornar e ficar em posição para registrar a entrada.

Este é um momento delicado. A porta se abre, uma florista vem na frente e monta um tapete de pétalas. A noiva entra na igreja. Lentamente, acompanhada do pai, ela caminha até o ponto de encontro com o noivo, que segue sozinho para o mesmo ponto. O pai da noiva despede-se da filha e o noivo recebe um cumprimento do pai da noiva, antes de posicionar-se ao lado dela para caminharem juntos até o altar. O pai da noiva segue na frente e rapidamente posiciona-se ao lado da mãe da noiva, enquanto o casal segue lentamente até o altar.

Registre:

  • A entrada da noiva sozinha de corpo inteiro, meio-corpo, em plano aberto com as pessoas em pé nas laterais.
  • A despedida do pai da noiva e o cumprimento ao noivo.
  • O casal lado-a-lado de corpo inteiro, meio-corpo e cena aberta com os convidados nas laterais.
  • A caminhada até o altar.
  • Vá para as costas do casal, e registre eles de frente para o padre, com variações de cenas abertas e fechadas, incluindo o padre, fundo da igreja, pais…

O padre começa a cerimônia. Enquanto ele diz algumas palavras, o casal curte os primeiros momentos juntos no altar. Busque algumas imagens como troca de carinhos e sorrisos. Aproveite também para fazer imagens abertasdentro da igreja.

As alianças

Após um breve sermão, chegam as alianças. Uma criança entra na igreja e vai em direção ao casal. Registre a entrada e a entrega das alianças.

Após algumas palavras e uma benção, o casal troca alianças. Enquanto o noivo coloca a aliança na mão da noiva, e vice-versa, eles dizem algumas palavras.

Registre:

  • O noivo colocando a aliança, corpo inteiro, meio-corpo e detalhe.
  • A noiva recebendo a aliança, corpo inteiro, meio-corpo e detalhe.

Repita o processo quando a noiva estiver colocando a aliança no noivo. Fique atento: é uma prática comum os noivos beijarem a mão um do outro após colocar a aliança.

O beijo

Passada a troca de alianças, vem o momento mais tenso para o fotógrafo: o beijo. Aqui não há muito o que dizer. Fique atendo, faça um pré-foco no casal, e tente registrar da melhor maneira possível. É um momento único, onde não há espaço para erros. Essa foto é obrigatória no álbum de qualquer casal.

O fim da cerimônia

Após o beijo, o casal parte para a assinatura dos papéis.

Registre:

  • Foto individual do ato de assinatura.
  • Foto aberta, mostrando um assinando e o outro ao lado.
  • Foto de detalhe das mãos durante a assinatura.

Depois que os noivos assinam, as testemunhas são chamadas. Registre:

  • Foto individual do ato da assinatura.
  • Foto aberta, mostrando um assinando e o outro ao lado.

Encerradas as assinaturas, é hora da saída. Não há muito o que explicar. Os noivos deixam a igreja seguidos pelos pais, e logo atrás estão padrinhos e convidados. Procure explorar esta parte, com fotos abertas e fechadas.

Enquanto os convidados vão para a recepção, você pode aproveitar os noivos para mais algumas imagens posadas dentro da igreja. Se houver acordo com os padrinhos e pais, segure todos e aproveite o momento para fazer fotos de corpo inteiro e meio-corpo.´

A recepção

O mais difícil terminou. Agora, chega a parte simples do casamento. O registro da recepção nada mais é que uma cobertura dos fatos. Tudo o que ocorrer, será registrado. A entrada, os noivos no buffet, o corte do bolo, a valsa…

Fique atendo aos convidados. Podem surgir imagens interessantes da relação deles com os noivos. Explore a decoração para fazer mais fotos posadas com os noivos e convidados. Quando achar que está tudo pronto, recolha o equipamento e deixe a festa. Lembre-se: você não é convidado. Se a sua missão está cumprida, deixa a festa para quem é da festa.

Ao fim de tudo, você deve ter feito pelo menos umas 200 imagens. O suficiente para montar um álbum.

No próximo e útimo artigo, vou dar uma série de dicas para facilitar a vida do fotógrafo social em início de carreira e ensinar como se monta um orçamento simples. Farei ainda uma conclusão da série Fotografia Social para Iniciantes.

Por Thiago Antunes:Thiago Antunes é jornalista e fotógrafo esportivo há mais de 10 anos. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, atua também como freelancer em outros segmentos da fotografia como publicidade e social, e ministra cursos e workshops nos três estados do sul do Brasil.