terça-feira, 24 de maio de 2011

Guia básico para preto e branco

Faça conversões perfeitas em poucos cliques





Um dos pontos fortes do Lightroom é a capacidade que ele dá ao fotógrafo de fazer as coisas rapidamente e com exatidão, com o mínimo de trabalho. Tradicionalmente, sobretudo no Photoshop, a criação de imagens de encher os olhos em preto e branco sempre foi um desafi o que exigia a ciência arcana do Channels Mixer. Mas no Lightroom 2, graças ao painel Grayscale na seção Develop, a conversão de imagens para preto e branco tornou-se simples, quase à prova de erros!

A ferramenta é usada para “mixar” suas obras-primas monocromáticas controlando o brilho relativo de gamas de cores específi cas dentro da própria imagem. Assim, com apenas alguns cliques, você pode escurecer céus em paisagens ou clarear tons de pele em retratos. Mesmo que haja uma área em uma imagem à qual você deseje dar mais impacto, mas não tem certeza da gama de cores na qual ela se enquadra, o Lightroom oferece uma ferramenta que ajusta automaticamente os controles deslizantes necessários.

E tem mais: os controles de cor do Adobe Camera Raw no Photoshop funcionam da mesma exata maneira.


1 Desenvolva

Abra a imagem e selecione Develop. Nos painéis à direita, expanda HSL/Color/Grayscale. Clique em Grayscale. O Lightroom aplicará os valores padrão de escala de cinza à imagem. Você pode reajustar o brilho das gamas de cor individuais, usando os controles deslizantes.

2 Selecione as gamas

Escolha um deslizante de uma gama de cor e arraste-o para a esquerda para escurecer os tons naquela gama, ou para a direita para clareá-los. Aqui, por exemplo, clareamos os vermelhos e verdes nas flores puxando os deslizantes Red e Green para a direita.

3 Arraste e ajuste

Clique no circulozinho no canto superior esquerdo do painel. Arraste o cursor sobre uma área da imagem para clarear ou escurecer aquela faixa de cor em particular. Clique e arraste dentro da imagem com a ferramenta, puxando para cima para clarear e para baixo para escurecer.



Tonalização

Para tonalizar suas imagens em preto e branco, não tem nenhum segredo! Expanda o painel Split Toning e aumente Saturation para Highlights e Shadows. Depois, escolha a cor da tonalidade para cada gama tonal usando os controles Hue. Você também pode clicar na amostra de cor ao lado de cada gama tonal e usar o seletor de cores para defi nir Hue e Saturation. Acerte o balanço entre os dois tons usando o Balance.

Postado por Redação Photoshop em 12/12/2010 às 10h 00min

Nenhum comentário:

Postar um comentário