sábado, 21 de maio de 2011

Fotografia Social para Iniciantes – Parte 3

Na primeira parte da série Fotografia Social para Iniciantes demos uma pequena introdução ao tema Fotografia Social e ensinamos como você pode ganhar clientes. Já na segunda parte aprendemos alguns requisitos para ingressar na profissão de fotógrafo social e como se deve comportar um fotógrafo social em ação.

Hoje começa o passo a passo da fotografia de Aniversários.

Fotografia Social – Aniversários

Após algumas informações sobre os bastidores da vida de um

fotógrafo social, desde a busca por clientes até como se apresentar no trabalho, chegou a hora de saber como realizar a cobertura de um aniversário.

Festas de aniversário são os eventos sociais mais simples de registrar. Há casos diferenciados, como uma festa clássica de 15 anos, cheia de roteiros e situações bem peculiares, mas por regra geral não há muito para dificultar o trabalho do fotógrafo iniciante.

Se ainda não tem idéia de como fazer, segue

um guia simples como roteiro para a cobertura fotográfica.

ANTES DE SAIR PARA FOTOGRAFAR, LEMBRE-SE DE CONFERIR TODO
O EQUIPAMENTO, INCLUINDO A CARGA DE BATERIAS E PILHAS!

Decoração

É a parte mais simples. Está tudo lá, basta registrar. Apr

oveite para trabalhar as variações de composição. Faça fotos abertas, fechadas, tudo o que achar interessante. Capture detalhes, texturas, cores…

A criatividade pode ser explorada ao máximo, principalmente se a decoração for rica em detalhes. A mesa do bolo merece um destaque especial. Olhe atentamente para descobrir quais as possibilidades e como iluminar para conseguir o melhor resultado. Dê preferência ao flash rebatido no teto ou nas paredes. Se um difusor ou rebatedor estiver disponível, pode ser bem útil para suavizar a luz. Se não tiver outro jeito a não ser utilizar flash direto, reduza a potência do flash para evitar estouros, e corrija as luzes posteriormente, na edição.

Aproveite o momento para deixar seus cartões de visita sobre as mesas.

A festa

Antes da chegada dos convidados você terá à disposição o aniversariante e família. Aproveite para fazer os primeiros registros enquanto está tudo calmo e organizado.

O que pode ser feito:

  • Aniversariante sozinho: corpo inteiro, meio-corpo e algumas poses explorando a decoração.
  • Com a família: corpo inteiro, meio-corpo e algumas poses explorando a decoração.
  • Só a família: corpo inteiro e meio-corpo.

Se conseguir, registre cada convidado ou grupo de convidados que chega, juntamente com o aniversariante, em corpo inteiro e meio-corpo.

Há casos onde fotos extras também podem ser exploradas: namorada(o), noiva(o), amigos(as) mais próximos(as), parentes distantes que vieram especialmente para o evento…

Mas tome cuidado: não peça, por exemplo, para uma aniversariante de 13, 14 anos dar um beijinho no namorado. Dependendo da situação isso pode causar um grande mal-estar. Bom senso é fundamental.

Em uma festa infantil, não tire os olhos da criança. Cercado de amiguinhos o aniversariante costuma se soltar bastante e proporcionar fotos bem expressivas.

A hora crítica

Até agora foi tudo tranqüilo. Mas chegou o momento de registrar o auge da festa: o parabéns a você.

O primeiro passo é encontrar a posição ideal. Tente permanecer de frente para o bolo e o aniversariante, mas sem atrapalhar muito (esta é a parte difícil) a visão de quem está atrás de você. Se preferir, fique abaixado.

Nesta etapa da festa, você precisa de algumas fotos-chave:

  • Mesa inteira, com aniversariante e alguns acompanhantes.
  • Aniversariante soprando velinhas.
  • Alguns cumprimentos de quem está com ele atrás da mesa.

Se houver possibilidade, no início do parabéns a você, enquadre lateralmente mesa e convidados, mas não esqueça de dar destaque ao aniversariante como ponto principal da imagem.

Em aniversário infantil, esta é a melhor oportunidade para segurar a criança próxima ao bolo e conseguir fotos com os pais, parentes e amigos. Logo em seguida, provavelmente, a criança vai querer voltar para a brincadeira e não será fácil mantê-la no lugar.

O encerramento

Passado o momento crucial, bastam mais alguns cliques para dar o trabalho como concluído. Como não há muito mais o que fazer, experimente:

  • Fotos do aniversariante com os presentes.
  • Fotos do aniversariante nas mesas com os convidados.

Fique atento para homenagens, surpresas ou qualquer outra situação que valha alguns cliques.

Sem muito esforço de criatividade você já deve ter contabilizado um mínimo de 100 fotos, por menor que seja o evento. É o suficiente para montar um álbum.

Não se esqueça de fazer o backup do material para evitar contratempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário