segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fotógrafo Photoshopeiro

A fotografia digital trouxe para os fotógrafos a oportunidade de revelar as suas próprias fotos. O que antes era feito quimicamente agora é feito digitalmente no computador, na maioria das vezes, do próprio fotógrafo.

O título desse artigo vai de encontro com duas palavras que eu ouço frequentemente: fotógrafo fulano de tal é photoshopeiro. Ou mesmo quem se vanglorie em dizer que não usa Photoshop, como se isso fosse algum mérito ou habilidade especial.

Mas porque o Photoshop é tão polêmico? Porque alguns têm orgulho em dizer que não usam Photoshop?

O Photoshop é um excelente software de edição e manipulação de imagens, o mais usado no mundo. Agências de publicidade do mundo inteiro o usam para edição. Algumas vezes nós vemos o uso exagerado que acaba transformando a fotografia ou o fotografado completamente. E isso não vem acontecendo somente em publicações ruins. Revistas de respeito já publicaram aberrações no quesito tratamento e manipulação. O site Photoshop Disasters publica sempre essas aberrações.

renatodpaula 1 Fotógrafo Photoshopeiro

Acredito que isso ajudou e muito em fazer da palavra photoshopeiro um adjetivo negativo. Ninguém quer ser photoshopeiro.

Vamos dismistificar alguns pontos sobre a revelação de fotos digitais.

Em primeiro lugar, vou falar um pouco sobre dois dos formatos mais utilizados pelos fabricantes de máquinas digitais para gravar as fotos. São eles o JPEG e o RAW. Entenda mais um pouco desses dois formatos nos artigos do Eduardo Guilhon que está muito bem explicado.

Quando você opta por fotografar em JPEG em sua câmera digital, você está optando por revelar a sua fotografia já na câmera. Seja essa revelação com as configurações de fábrica – definidas pelo engenheiro do fabricante – ou então uma pré-definição de ajustes de balanço de branco, contraste e cor que algumas cameras oferecem.

renatodpaula 3 Fotógrafo Photoshopeiro

Já quando você opta por fotografar em RAW, você está gravando num formato cru, sem edição nenhuma. A revelação desta foto deverá ainda ser feita, num software como o Photoshop, por exemplo. Existem muitos outros que permitem essa edição do RAW, mas vou me limitar ao “vilão” da história.

Portanto se você fotografa em RAW, obrigatoriamente precisará revelar essa foto. Se você fotografa em JPEG, definiu por deixar essa revelação por conta da camera fotográfica no momento do clique e não precisará fazer nada.

Não estou aqui para dizer se quem fotografa em RAW ou JPEG é mais profissional ou não do que o outro. Eles não são piores por isso e nem melhores por não revelarem suas fotos no Photoshop. Apenas escolheram uma forma de trabalhar que é mais conveniente pra eles. Muitos fazem isso para economizar tempo, já que fotografando em RAW você ainda tem mais da metade do trabalho pela frente e não poderia visualizar a foto em qualquer computador. Fotojornalistas que precisam enviar as fotos no momento do clique usam mais do que ninguém o JPEG. Questão de fluxo de trabalho.

Eu só fotografo em RAW. Fotografo em RAW porque eu gosto de revelar as minhas fotos. Sou usuário de Photoshop sim e se isso me rotularia de Photoshopeiro, eu não ligo. Sabe por quê? Porque quando eu fotografo eu não terminei o trabalho. A minha foto não termina na hora do clique. Muitas vezes faço uma foto pensando na pós-produção. E o RAW me permite isso. O que eu faço hoje é o que a vida inteira os laboratoristas fizeram com os filmes. Só que agora no computador.

renatodpaula 4 Fotógrafo Photoshopeiro

O que não podemos confundir com o que estou abordando é fotógrafo que não sabe fotometrar, compor e focar e tentar corrigir isso no Photoshop. Na verdade quem não sabe fazer o básico na hora de fotografar não pode ser chamado de fotógrafo. Isso é o mínimo que um fotógrafo tem que saber. E o Photoshop existe sim para podermos editar e revelar o nosso próprio trabalho. Se a foto vai ser manipulada ou não, já é outra história. A foto boa é sim aquela feita no momento do clique. Mas não necessariamente ela vai estar finalizada neste momento.

O Photoshop é o nosso laboratório e não há problema nenhum em usá-lo. Dizer que sua foto não tem photoshop pode ser uma escapatória pra sair do que nós vimos de aberração e exagero de edição por aí. Se você publica uma foto e diz que não tem Photoshop é porque ela já foi revelada antes. Não pelo Photoshop, mas sim pela camera fotográfica. O JPEG nada mais é que a sua foto revelada. Se fotografado em JPEG, você só não está revelando a sua foto. Para quem fotografa em RAW, ainda existe muitas possibilidades, seja da criação de um simples contraste até um mundo quase infinito de edição.

Se a fotografia tivesse um Ministério como o da Saúde, acho que poderíamos sim usar: Photoshop, use com moderação.

Renato dPaula

Nenhum comentário:

Postar um comentário