quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Fotos que marcaram a história

Eddie Adams

Soldados Capturam um guerrilheiro vietcong. Ele é identificado como um oficial, vestindo roupas civis, e carregando uma arma. Os soldados amarraram suas mãos e lavam-no ao chefe de polícia. O general Nguyen Ngoc Loan, pega, despreocupadamente a arma, e atira na cabeça do prisioneiro, que morre instantanemente.O fotógrafo Eddie Adams não acredita no que vê, mas consegue registrar tudo, com sua camera. A expressão fria do rosto do execultor, e o fato de ele estar com o rosto virado aumentam o aspecto de ameaça. O ângulo do braço do general que corta a fotografia da esquerda para a direita, leva o nosso olhar, diretamente para o rosto aterrorizado do oficial vietcong.O uso do filme preto-e-branco torna mais forte a natureza da imagem, pois a falta de cor concentra a nossa atenção no motivo principal. Adams utilizou uma lente grande angular que fez, não só com que as figuras ficassem longe do fundo, mas a impressão que dá é que elas se destacam dele. Por estar um pouco um mais do que um metro do ocorrido, ele _ e portanto o apreciador da foto _ se torna parte integrante da cena.Esta foto, considerada uma das mais polêmicas do mundo inteiro, quando chegou aos escritórios dos jornais em Nova York, era tão forte e tão chocante, que não podia ser publicada nos jornais internacionais.
Em 1969, Adams ganhou, com esta imagem, o prêmio Pulitzer de fotojornalismo.

Soldiers captured a Vietcong guerrilla. He is identified as an officer, wearing civilian clothes and carrying a gun. The soldiers tied their hands and wash in the police chief. Gen. Nguyen Ngoc Loan, handle, lightly the gun, and shoot the head of the prisoner, who dies instantanemente.O photographer Eddie Adams does not believe what you see, but can record everything with his camera. The expression of the cold face of execultor, and the fact that he was face down increases the aspect of threat. The angle of the arm of the general who cut the picture from left to right, carries our gaze directly into the terrified face of official vietcong.O use of black-and white becomes stronger nature of the image, because the lack Color concentrates our attention on the main reason. Adams used a wide angle lens that made not only with the figures stayed away from the bottom, but the impression it gives is that they stand it. Being a little more than a meter of the incident, he _ and so fond of the picture _ becomes an integral part of cena.Esta photo, considered one of the most controversial of the world, when it reached the offices of newspapers in New York was so strong and so shocking, that it could be published in international journals. In 1969, Adams won with this picture, the Pulitzer Prize for photojournalism.

Nenhum comentário:

Postar um comentário