domingo, 17 de julho de 2011

Ganhar Dinheiro na Fotografia – Parte 11/11

Vivemos em um mercado bastante competitivo, no qual a cada dia existem mais fotógrafos disputando espaço e com clientes cada vez menos dispostos a perder dinheiro com maus profissionais. Além disso existem profissionais com práticas comerciais no mínimo questionáveis, e em muitos casos condenáveis em termos de ética e respeito, tanto aos clientes como aos outros fotógrafos.

Neste cenário percebemos a grande importância do marketing na vida do fotógrafo, e também de qualquer outro profissional de imagem como cinegrafistas, designers e ilustradores, entre outros.

A função do marketing não é enganar clientes, mas sim ajudar o profissional a encontrar os clientes certos para seu serviço e fazer com que todos ganhem, o cliente ganhará ao ter o melhor prestador de serviço pelo preço mais justo e você ao ter clientes que irão valorizar seus potenciais e qualidades, pagando o valor honesto em troca.

Firenze006pbpq Ganhar Dinheiro na Fotografia – Parte 11/11

Escultura Perseu segurando a cabeça de Medusa,
do escultor italiano Benvenuto Cellini, em Florença, Itália.

Ao longo dos últimos tópicos, passamos pelos seguintes pontos:

- Ser patrão e funcionário ao mesmo tempo – com as questões importantes sobre como lidar com as pressões diárias da vida de fotógrafo, e como obter equilíbrio nas contas e assim lucrar mais;

- Formação de preço – algo complexo para muitos fotógrafos, pois de forma geral o fotógrafo é um artista, foi atraído para esta atividade por gostar de artes visuais, de exercer uma atividade criativa e estimulante, e com certeza não é uma pessoa tão afeita a fazer planilhas e cálculos, mas seja como for, uma boa planilha salva um fotógrafo da falência, calcule seus custos e forme seu preço com base em dados e não em “achismos”;

- Posicionamento de mercado – a pedra fundamental do sucesso de qualquer negócio é seu correto posicionamento, uma análise cautelosa e isenta aqui é fundamental, se você tiver dificuldades neste ponto, não pense duas vezes em buscar ajuda de uma consultoria de marketing, isso pode lhe custar algum dinheiro, mas vai lhe render muito mais no decorrer do tempo;

- O valor que você se dá e o valor que os clientes dão a você – aqui lidamos com o ego, fotógrafos muitas vezes acham que são muito bons, e muitas vezes são mesmo, mas isso não quer dizer que os clientes os vejam dessa forma, assim calibrar o ego e a percepção dos clientes é importante, sem isso ficamos sempre frustrados ao ver profissionais menos capacitados ou habilitados que nós conquistando clientes que gostaríamos de ter;

- Promoções suicidas e outras formas kamikaze de marketing – aqui não tem o que dizer, fotógrafo que faz promoção em sites de compra coletiva perdem dinheiro, muitas vezes levados pelo desespero e por dívidas, acabam seguindo mais rápido para a falência, não façam isso, sejam estratégicos, tenham bom planejamento e só façam promoções que sejam amparadas pela sua estratégia e pelo seu posicionamento de mercado;

- Ainda sobre promoções em sites de compra coletiva, vale citar um exemplo que vi enquanto fechava este artigo, de um fotógrafo com bom nome e bastante tempo no mercado que anunciava ensaios fotográficos de R$800,00 por R$200,00, constava no anúncio que a duração de cada ensaio era de uma hora. Considerando que o site de compras coletivas fica com uma parte do rendimento e que ele ainda teria que pagar um profissional de maquiagem e cabelo (constava no anúncio), podemos imaginar que o fotógrafo iria ganhar no máximo R$100,00 por ensaio. Se trabalhar 10 horas por dia fará 8 ou 9 ensaios, que renderão portanto entre R$800,00 e R$900,00 por dia. Sendo ele um profissional antigo e com bom portfolio de clientes, se ficasse esse mesmo dia inteiro no telefone falando com clientes e vendendo seu trabalho, certamente iria faturar bem mais, pois uma diária de um fotógrafo de publicidade conhecido gira facilmente em torno dos R$1500,00 a R$2500,00 fora o que ganha com licenças de uso, é só mais uma prova da ineficácia dessas promoções;

- Técnicas de Negociação – sem negociação não há trabalho, e num mercado cada vez mais sedento por resultados rápidos e que custem pouco, as negociações se tornam mais difíceis, quanto mais preparado você estiver, melhores serão seus resultados;

- Preparação de Orçamentos – canso de ver fotógrafos que passam valor por telefone e mal anotam em um papel sobre a mesa, e perdem a oportunidade de usar o orçamento como um reforço na publicidade e na negociação para venda. Um bom orçamento, bem escrito e com visual chamativo irão ter destaque sobre os outros;

- Ética profissional – sem ética você não é um profissional, todos devemos adotar o lema “o mercado só será melhor quando todos formos melhores”. Comece hoje e não se dobre nunca, vale a pena, e lembre-se de que suas práticas comerciais não afetam só a você, mas a toda uma classe profissional;

- Análise de Marketing, métricas, ferramentas etc. – tudo o que precisamos para corrigir posicionamento e ver nossa realidade de mercado de forma isenta e clara, sem análise não há como ter um plano de carreira na fotografia pois não se pode projetar metas e crescimento sem dados que sustentem essas mudanças, novamente, em caso de dificuldades nessa área, contrate um especialista, os ganhos financeiros que virão depois irão compensar o investimento. Outra alternativa é capacitar-se em marketing através de bons cursos, normalmente boas faculdades de marketing tem cursos livres de curta duração e que podem lhe ajudar nessa tarefa;

- Observações sobre o mercado e conclusões: Estamos aqui neste momento.

Ao passar por estes tópicos muitos poderão perceber suas fraquezas, não dominar marketing inclusive é uma fraqueza grave para qualquer profissional, e ao identificar essas fraquezas e de alguma forma tentar corrigí-las poderão ter um melhor posicionamento e serem mais competitivos no mercado, que por sinal é um dos mais brutais que existem, com muitos profissionais que fazem qualquer coisa para derrubar seus concorrentes e ludibriar clientes, e que para completar não tem regras definidas pois não há legislação que determine coisas simples como uma tabela mínima de preços ou uma formação mínima necessária.

O que deve nos diferenciar é nossa capacidade artística e nossa adequação em termos de estilo aos objetivos dos clientes, temos que rumar para um mercado no qual ética não seja diferencial, mas uma constante, onde respeito e transparência não sejam qualidades únicas mas coletivas de todos os participantes do mercado. Repito, o mercado será melhor quando todos formos melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário