terça-feira, 28 de julho de 2009

Fotografia como Arte

Renato Lima









A discussão sobre se a fotografia é arte ou não é longa e envolve uma diversidade de opiniões.
De acordo com Barthes, muitos não a consideram arte, por ser facilmente produzida e reproduzida, mas a sua verdadeira alma está em interpretar a realidade, não apenas copiá-la. Nela há uma série de símbolos organizados pelo artista e o receptor os interpreta e os completa com mais símbolos de seu repertório.
Fazer fotografia não é apenas apertar o disparador. Tem de haver sensibilidade, registrando um momento único, singular. O fotógrafo recria o mundo externo através da realidade estética.
Em um mundo dominado pela comunicação visual, a fotografia só vem para acrescentar, pode ser ou não arte, tudo depende do contexto, do momento, dos ícones envolvidos na imagem. Cabe ao observador interpretar a imagem, acrescentar a ela seu repertório e sentimento.
Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração.

The discussion about whether photography is art or not is long and involves a diversity of opinions. According to Barthes, many do not consider art to be easily produced and reproduced, but its soul is true to interpret the reality, not just copy it. In it there are a number of symbols organized by the artist and the receiver interprets and complete with more symbols of their repertoire. Making Photography is not just press the trigger. There must be sensitivity, recording a unique, singular. Photographer recreates the external world of reality through aesthetics. In a world dominated by visual communication, photography is only to add, may or may not art, it all depends on the context of the moment, the icons involved in the image. It is for the observer to interpret the image, add it to your repertoire and feeling. Shooting is put on the same line of sight to the head, eye and heart.

Henri Cartier-Bresson

Nenhum comentário:

Postar um comentário