quinta-feira, 23 de julho de 2009

Primeiras Photos no Brasil

Em 1839, o Diário do Commercio, do Rio de Janeiro, noticia a invenção do DAGUERREÓTIPO (imagens obtidas com um aparelho capaz de as fixar em placas de cobre cobertas com sais de prata), primeiro aparelho a fixar a imagem fotográfica, também o primeiro processo fotográfico reconhecido mundialmente, criado pelo francês LOUIS-JACQUES MANDÉ DAGUERRE (1787-1851). No ano seguinte são feitas as primeiras fotos...
A fotografia chegou no Brasil no dia 16/01/1840, pelas mãos do abade LOUIS COMPTE, capelão de um navio-escola francês (corveta franco-belga L’Orientale) que aportou de passagem pelo Rio de Janeiro.
Ele trouxe a novidade de Paris para a cidade, introduzindo a DAGUERREOTIPIA no país. Realizou 3 demonstrações do funcionamento do processo e apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II. Foi a primeira demonstração no Brasil e na América Latina!
Deve-se imaginar quanto seria enriquecedor se pudéssemos conhecer o que teriam dito nos poucos corredores solenes da capital do Império, os que viram as primeiras exposições de 17/01/1840, no Hotel Pharoux, no Largo do Paço, quando se depararam com o requinte daquela modernidade: a fotografia.
Abaixo (lado esquerdo), cartão-postal da primeira metade do século XX, sobre o Jornal do Commercio. Lado direito: foto de Louis Compte, Rio de Janeiro (1840) – 1º DAGUERREÓTIPO tirado na América do Sul.

In 1839, the Journal do Commercio, Rio de Janeiro, reports the invention of the daguerreotype (images obtained with a device capable of setting in the copper plates covered with silver salts), first set the unit to the photographic image, also the first photographic recognized worldwide, created by the Frenchman Louis-Jacques Mande Daguerre (1787-1851). The following year are made the first photos ... The photograph arrived in Brazil on 16.01.1840, at the hands of the abbot LOUIS COMPTE, chaplain of a French school-ship (corvette Franco-Belgian L'Orientale) that landed passing through Rio de Janeiro. He brought the news of Paris to the city, introducing the daguerreotype in the country. 3 held demonstrations of how the process works and presented the daguerreotype to the Emperor D. Pedro II. It was the first demonstration in Brazil and Latin America! You should imagine how it would be enriching if we know what we have said a few solemn corridors of the capital of the Empire, who saw the first exhibition of 17/01/1840, the Hotel docks in the Palace Square, where they encountered the refinement that modern photography. Below (left), postcard of the first half of the twentieth century, on the Jornal do Commercio. Right: Photo of Louis Compte, Rio de Janeiro (1840) - 1st Daguerreotype taken in South America

















"É preciso ter visto a cousa com os seus próprios olhos para se fazer idéia da rapidez e do resultado da operação. Em menos de 9 minutos, o chafariz do Largo do Paço, a Praça do Peixe e todos os objetos circunstantes se achavam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a cousa tinha sido feita pela mão da natureza, e quase sem a intervenção do artista” (trecho do Jornal do Commercio, de 17/01/1840).
O cronista do Jornal Diário registrou a facilidade com que era possível obter “a representação dos objetos de que se deseja conservar a imagem...”, e seguiu narrando as proezas do vistoso instrumento que em poucos nove minutos registrara o chafariz do Largo do Paço, a Praça do Peixe, o Mosteiro de São Bento, “... e todos os outros objetos circunstantes se acharam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a cousa tinha sido feita pela própria mão da natureza, e quase sem intervenção do artista.”
Rio de Janeiro (1840). Autor desconhecido...

"You have seen the thing with your own eyes to get an idea of the speed and result of the operation. In less than 9 minutes, the fountain in the Palace Square, the Square Fish and all surrounding objects were found to play such fidelity, accuracy and thoroughness, and if that means that the thing had been done by the hand of nature, and almost without the intervention of the artist "(excerpt from the Jornal do Commercio of 17/01/1840). The chronicler of the Official Gazette reported how easy it was to get "the representation of objects you want to save the image ...", and went on narrating the exploits of the handsome instrument in nine minutes just registered the fountain in the Palace Square The Fish Square, the Monastery of St. Benedict, "... and all other surrounding objects were found reproduced with such fidelity, accuracy and thoroughness, and if that means that the thing had been done by the hand of nature, and almost without the intervention of the artist. " Rio de Janeiro (1840). Author unknown ...











Muito pouco se conhece até hoje, de amadores que naqueles primeiros anos teriam praticado a DAGUERREOTIPIA e os processos subsequentes aqui no Brasil. O Imperador, teria sido um dos primeiros brasileiros...
Em 21/01/1840, D. Pedro II (aos 14 anos de idade), entusiasmado com a nova invenção apresentada por Compte, encomenda um equipamento de DAGUERREOTIPIA em Paris. Em março de 1840, adquiriu um aparelho, comprando-o diretamente de Felicio Luzaghy, por 250 mil réis, possivelmente a primeira máquina desta arte em mãos brasileiras.
Tornou-se assim, o primeiro fotógrafo brasileiro com menos de 15 anos de idade! Mais tarde, já um grande colecionador e um verdadeiro mecenas dessa arte, atribuiu títulos e honrarias aos principais fotógrafos atuantes no país. Promoveu a arte fotográfica brasileira e difundiu a nova técnica por todo o país.
O maior e mais diversificado acervo de fotografia oitocentista constituído por um particular é, justamente, a coleção que foi reunida durante vários anos pelo Imperador D. Pedro II. Oficialmente, ele é considerado o primeiro deguerreotipista brasileiro; fazia imagens de paisagens e de pessoas.
Abaixo, cartão telefônico emitido pela Telebrás com o retrato de D. Pedro II (quadro do Museu Imperial de Petrópolis, Rio de Janeiro).
Very little is known until today, amateurs in those early years would have practiced the daguerreotypes and subsequent processes in Brazil. The Emperor would have been one of the first Brazilians ... On 21/01/1840, D. Pedro II (14 years old), enthusiastic about the new invention by Compte, a custom equipment Daguerreotype in Paris. In March 1840, purchased a unit, buying it directly from Felicio Luzaghy, by 250 thousand reis, possibly the first machine of this art in the hands of Brazil. So he became the first Brazilian photographer under 15 years old! Later, as a great collector and a true patron of art, titles and honors awarded to the leading photographers working in the country. Promoted the art of photography in Brazil and the new technique spread throughout the country. The largest and most diverse collection of nineteenth-century photography made by an individual is precisely the collection was assembled over several years by the Emperor D. Pedro II. Officially, he is considered the first Brazilian deguerreotipista; made images of landscapes and people. Below, calling card issued by Telebrás with the portrait of D. Pedro II (part of the Imperial Museum in Petropolis, Rio de Janeiro).











No mesmo ano, em 1840, o americano AUGUSTUS MORAND (1815-1862) produz as primeiras fotos da Família Real e do Palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Foi possivelmente o primeiro fotógrafo a retratar o imperador Pedro II.
Em fins de 1842, montou um estúdio no salão 52, do segundo andar da casa nova do Hotel Pharoux, no largo do Paço, ainda que temporário e improvisado, foi provavelmente o primeiro estúdio de fotografia do Brasil.
A partir de maio de 1843, este mesmo salão seria ocupado por J. D. DAVIS, consolidando a vocação fotográfica do hotel que, por sua localização estratégica (situava-se diante do Paço Imperial), acabou recebendo diversos outros DAGUERREOTIPISTAS itinerantes que passaram pela Corte no mesmo período.
De retorno à sua cidade natal, nos Estados Unidos, Morand tornou-se em 1851, presidente da Associação da DAGUERREOTIPISTAS do Estado de Nova Iorque.
Mas, a divulgação da fotografia no Brasil, ficou restrita a poucos profissionais, a maioria dos quais estrangeiros que, aqui chegando, nela encontraram um novo e promissor meio de vida e por razões óbvias, procuravam guardar para si os “segredos” da nova arte...
Em 1842, a senhora HIPPOLYTE LAVENUE expôe daguerreótipos de sua autoria na Exposição Geral de Belas-Artes (na cidade do Rio de Janeiro), tornando-se assim a primeira mulher no mundo a expor fotografias num salão de arte, muitos anos antes que o processo começasse a ser exibido nos salões do Hemisfério Norte.
Em 1851, o Imperador atribui o título de “Photographo da Casa Imperial” aos retratistas LOUIS BUVELOT e PRAT. É a primeira vez que um soberano concede uma honraria a um fotógrafo! Entre 1851 a 1889, ele concedeu esse título a mais de duas dezenas de fotógrafos...
A partir da segunda metade do século XIX, imigrantes europeus trazem novas tecnologias ao país... Em 1853, começa a funcionar no Rio de Janeiro a primeira oficina de calótipo do país, dirigida por C. GUIMETE. O calótipo é o processo fotográfico que permite a reprodutibilidade – a obtenção de cópias das chapas.
A fotografia foi arrebatando interessados em todos os setores da vida daqueles anos “perdidos”... Os pintores, artistas do traço, aderiram ao movimento de que foi pioneiro o pintor alemão FRANCISCO NAPOLEÃO BAUTZ, chegado ao Brasil em 1839 e que logo em 1846 anunciava a sua adesão ao daquerreótipo, na loja que possuía na rua do Cano, 146 (atual rua Sete de Setembro, no Rio de Janeiro), cujo anúncio comercial possibilita reconhecermos a rápida evolução técnica e do equipamento que já permitia fosse cumprido seu papel em apenas um minuto.
Desde então passaram a surgir as oficinas que tiravam e vendiam retratos, em fumo e coloridos, e os professores de fotografia, e os especiais fotógrafos aos quais o Imperador permitia o uso das armas imperiais na fachada da oficina, como foi possível conhecer ali pela rua dos Latoeiros, depois rua de Gonçalves Dias, na capital.
W. R. Williams, Beauvelot, Duprat, Guilherme Telfer, os húngaros Birany e Kornis, e outros mais contribuíram para o conhecimento e evolução da técnica na Corte brasileira e o crescimento dos especialistas em fotografia...
Atualmente, o Arquivo Histórico reúne importantes documentos manuscritos e iconográficos referentes à nossa história e divididos em coleções, como a “Coleção Família Imperial”, compreendendo 1.445 documentos de diversas procedências, relacionados aos Imperadores D. Pedro I e D. Pedro II e respectivos familiares.
São gravuras e álbuns de fotografias com retratos da realeza e nobreza da época, vistas de cidades brasileiras e estrangeiras... Assim como documentos pessoais, como os exercícios de caligrafia de D. Pedro II, de correspondência entre membros da família imperial e outros, além de homenagens como poesias, sonetos, hinos ou músicas dedicados a membros da família.
Ateliê fotográfico de 1870. Autor desconhecido...
In the same year, in 1840, the American MORAND AUGUSTUS (1815-1862) produced the first pictures of the royal family and the Palace of St. Kitts, in Rio de Janeiro. It was possibly the first photographer to portray the Emperor Pedro II. In late 1842, he set up a studio in room 52, the second floor of the house's new docks Hotel in Largo do Paço, albeit temporary, improvised, was probably the first photo studio in Brazil. From May 1843, this same room would be occupied by J. D. DAVIS, consolidating's vocation gallery of the hotel, for its strategic location (stood in front of the Imperial Palace), ended up with several other travelers who passed Daguerreotype by the Court in the same period. Returning to his hometown in the United States, Morand became in 1851, president of the daguerreotype of the State of New York. But the disclosure of photography in Brazil, was restricted to a few professionals, most of them foreigners, coming here, it found a promising new way of life and for obvious reasons, tried to save themselves the "secrets" of the new art ... In 1842, Ms. Hippolyte Lavenu exposes daguerreotypes of his own in the General Exhibition of Fine Arts (in Rio de Janeiro), thus becoming the first woman to display photos in a room of art, many years before the process began to be displayed in the halls of the Northern Hemisphere. In 1851, the Emperor assigns the title of "Photograph of the Imperial House" to the portrait LOUIS Buvelot and PRAT. It is the first time a sovereign granting a honor to a photographer! Between 1851 to 1889, he gave that title to more than two dozen photographers ... From the second half of the nineteenth century, European immigrants bring new technologies to the country ... In 1853, runs in Rio de Janeiro the first workshop calotype the country, led by C. GUIMET. The calotype is the photographic process that allows the reproducibility - obtain copies of the sheets. The photograph was interested in snatching all walks of life of those years "lost" ... The painters, artists trace, joined the movement that was pioneered by German painter FRANCISCO BAUTZ Napoleon, arrived in Brazil in 1839 and soon in 1846 announced its adherence to daquerreótipo, who owned the shop on the street do Cano, 146 (current September Seventh Street, in Rio de Janeiro), which enables ad-recognize the rapid developments in technology and equipment that have allowed their role to be fulfilled in just a minute. Since then began to emerge workshops that drew pictures and sold in smoke and colorful, and teachers of photography, photographers and special to which the Emperor allowed the use of the imperial arms on the facade of the workshop, as there was possible to know the street the Braziers, after street Gonçalves Dias, the capital. W. R. Williams, Beauvelot, Duprat, William Telfer, the Hungarians Birany and Korn, and others contributed to the knowledge and technical developments in the Court and the growth of Brazilian experts in photography ... Currently, the Historical Archive has significant iconographic documents and manuscripts relating to our history and divided into collections, such as the "Imperial Family Collection, comprising 1445 documents from various sources related to emperors D. Pedro I and D. Pedro II and their families. They are pictures and photo albums with pictures of royalty and nobility of the time, views of Brazilian and foreign cities ... Just as personal documents, such as calligraphy exercises D. Pedro II of correspondence between members of the imperial family and others, as well as honors poetry, sonnets, hymns or songs dedicated to family members. Photographic Studio 1870. Author unknown ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário