sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mme. Ionesco: a dama do erotismo


O mundo correspondente não é realmente este. Aliás, a realidade não é mais nada além de um capricho da abstração num universo onde, em preto e branco e a pouca luz, vemos a transfiguração, o erotismo insondável, inatingível, fantástico e sombrio das mulheres de Irina Ionesco.
Baudelaire inevitavelmente vem à frente: o escritor simbolista que tanto se dedicou às mulheres fatais, as mulheres-vampiras, certos vultos da noite, é traço-chave nas obras de Ionesco ainda que a artista dissimule ou desconverse: sei que os críticos fazem referências a Baudelaire, aos simbolistas belgas, a Tânatos, a Eros... Não muda o disco. Nascida na França, em 1935, filha de romenos, o destino de Mme. não poderia ser dos mais pitorescos: fugindo de casa ainda moça, foi encontrar abrigo num circo onde foi domadora de cobras, bailarina e alvo de atirador de facas. Em meados dos anos 60, um acidente mudou seus rumos e Irina aproximou-se das artes plásticas através da pintura. É justamente deste momento seus primeiros trabalhos, munida de uma manual Nikon, pôs-se a buscar nas formas dos outros corpos o seu próprio espírito.
É imprescindível que falemos de espírito porque o conjunto de imagens da autora é de fato um conjunto místico. As mulheres retratadas são, antes de tudo, entidades totens que parecem ter irrompido na vida de Ionesco que prontamente estava lá para capturar o momento da aparição num furor de improvisos. Nada de modelos escolhidas por agência, seus padrões são outros. Os olhos buscam lá fora o que parece rondar a si mesma e nem é preciso ler seus críticos e comentadores para se formar uma opinião à vista de cada peça. Ionesco expõe o seu próprio nu em corpos exteriores de uma forma contundente.
São mulheres super potentes, auto suportadas, insondáveis, sempre muito ornadas de seus objetos, plumas, véus, espelhos. Principalmente de suas jóias, que são símbolos; encenações, traduções de vida, morte, nascimento, amor, sonho e loucura, como lista a própria autora. Excessivamente maquiadas ou deliciosamente mascaradas, são fantasticamente feitas peça de fetiche: fetichistas flertando com o perverso, com a submissão, com o gótico. Nuas sob quaisquer aspectos.

The world is not really relevant this. In fact, the reality is nothing but a whim of abstraction in a world where black and white and low light, we see the transfiguration, eroticism unfathomable, unattainable, fantasy and dark Women's Irina Ionesco. Baudelaire inevitably comes to the fore: the Symbolist writer that is so dedicated to femmes fatales, women, vampires, some shades of night, is the key feature in the works of Ionesco even if the artist or concealing desconversa: I know that the critics make references to Baudelaire, the Belgian Symbolists, the Thanatos, Eros ... Not change the disc. Born in France in 1935, the daughter of Romanian, the fate of Madame could not be the most picturesque: running away from home still young, was to find shelter where he was a circus lion tamer of snakes, dancer, and the subject of knife thrower. In the mid-60s, an accident changed his direction and Irina went to the arts through painting. It is precisely this moment his early work, equipped with a manual Nikon, began to get the forms from other bodies his own spirit. It is imperative that we speak of mind because the whole picture of the author is indeed a mystical set. The women portrayed are, first of all entities totems that seem to have broken out in the life of Ionesco who promptly was there to capture the moment of appearance in a frenzy of improvisation. Nothing of models chosen by the agency, its standards are another. His eyes seek out what seems to be around herself and is not necessary to read his critics and commentators to form an opinion on the view of each piece. Ionesco exposes his own naked body outside a striking manner. Women are super powerful, self-supporting, unfathomable, always adorned with their objects, feathers, veils, mirrors. Especially their jewelry, which are symbols, productions, translations of life, death, birth, love, dreams and madness, as list author herself. Excessively marked up or delightfully masked, are fantastically made piece of fetish: fetish flirting with the wicked, with the submission, with the Gothic. Nude under all aspects.


Ionesco eleva o erotismo à mais cortante intimidade, a um aterrorizante segredo do qual não se pode fugir: a sedução feminina, a sedução letárgica. Uma sedução que já não diz respeito às formas ou à idade das fotografadas. Sua sensualidade provém também de viagens oníricas, de doçuras, florestas encantadas e maciez, brincadeiras ingênuas numa trama de provocações. Os adjetivos são inesgotáveis, a reflexão é um delírio.
Irina Ionesco teve sua primeira exposição em 1974 na Nikon Gallery de Paris, depois em Londres, Holanda, Nova Iorque, e então o mundo em exposições itinerantes que ainda hoje se realizam. Trabalha hoje com editoriais de moda mas não esconde que não é das suas tarefas favoritas. Vivendo em Paris, ainda hoje Mme. Ionesco produz e, distante da fotografia digital, busca novos encontros.
Em Julho, quando esteve no Brasil expondo na galeria do SESC Copacabana, concedeu uma entrevista à revista Época onde revelou seus planos de um novo projeto; “um trabalho inspirado em Alice no País nas Maravilhas, com uma menina de oito anos”. Para ela não é uma afirmação chocante, para os que conhecem seu trabalho, é um novo mergulho no controverso. Um mergulho que atende pelo nome de Eva...

Ionesco eroticism raises the sharper intimacy, a terrifying secret which can not escape: the feminine seduction, seduction lethargic. A seduction that no longer concerns the forms of age or photographed. Its sensuality also comes from travel dream of sweet, enchanted forests and softness, playing a naive plot of provocations. The adjectives are endless, reflection is a delusion. Irina Ionesco had his first exhibition in 1974 at the Nikon Gallery in Paris, then London, Holland, New York, and then the world in exhibitions that are held today. Works today with fashion editorials, but admits that is not their favorite tasks. Living in Paris, Madame Ionesco still produces and away from digital photography, search encounters. In July, while visiting Brazil gallery exhibiting at SESC Copacabana, granted an interview with season where he revealed his plans for a new project, "a work inspired by Alice's Adventures in Wonderland, a girl of eight years." For it is not a shocking statement to those who know his work, is a new dive in controversial. A dip that goes by the name of Eve ..




Nenhum comentário:

Postar um comentário